Creatus est homo ad hunc finem,
ut Dominum Deum suum laudet,
revereatur, eique serviens tandem salvus fiat.

(O homem foi criado para este fim:
louvar, reverenciar, servir ao Senhor seu Deus,
e assim salvar a sua alma. Exercícios, Sto. Inácio, vol.I)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Lirvo da Confiança

Alguns anos atrás chegou às minhas mãos um livrinho intitulado "O Livro da Confiança" de Thomas de Saint-Laurent. Thomas é oriundo de uma antiga família francesa (sul), nascido no dia 7 de Maio de 1879. Morreu em 1949 em Uzès. Durante toda a sua vida escreveu uma grande actividade apostólica distinguindo-se como pregador. Em 1909 foi escolhido para pároco de Santa Perpétua em Nimes. Foi capelão da Juventude Católica, em 1920 foi nomeado cónego da Sé-Catedral de Nimes e cinco anos depois capelão do Carmelo de Uzès, tendo exercido muitos outros cargos. Doutourou-se em Teologia e licenciou-se em letras tendo sido ainda autor de uma vasta obra espiritual e pedagógica. Publicou vários livros sobre psicologia que o fizeram famoso, "Autocontrolo, a chave para o sucesso", Como livrar-se da Timidez", "Método Progressivo e completo da cultura psíquica", sendo este último um autêntico best-seller, traduzido para várias línguas como o inglês, alemão, espanhol e outras. Em relação à espiritualidade destaco entre outros "A Virgem Maria" (Livraria Civilização Editora), "Almas de Santos" e o Livro da Confiança, editados em Portugal e em muitos outros países. Este livro, "O Lirvo da Confiança" estimula todo o cristã a confiar em Deus e nos seu desígnios, a prática da virtude. Escrito de forma simples e clara, para que todos o percebam, O Presbítero expõe os fundamentos e os efeitos da virtude, falando directamente às almas, fazendo-as sentir-se confiantes, sacudindo a alma até dos cristãos mais incrédulos.

«Leitor piedoso - diz o sacerdote - se alguma vez este modesto livrinho te cair nas mãos, não o ponhas de parte com desdém. Não pretende ele nem encanto literário nem originalidade. Contém, apenas, verdades consoladoras que colhi nos livros inspirados e nos escritos dos Santos.
"Tenta lê-lo devagar, com atenção, em espírito de oração. Quase diria: media-o! Deixa-te penetrar docemente pela sua doutrina. A seiva do Evangelho palpita nestas páginas; haverá para as almas melhor alimento do que as palavras do Salvador?
"Que, ao acabar esta leitura, te possas confiar totalmente ao Mestre adorável que tudo nos deu: os seus tesouros, o seu amor, a sua vida, até à ultima gota de sangue!..."»

Espero que o Leiam que que vos seja muito útil. Podereis comprar este livro na "Livraria Civilização Editora, Rua Alberto Aires de Gouveia, 27 - 4050 Porto.

Sem comentários: